Mundo Celpe 3: Tempo para os exames escrito e oral


As provas escritas duram cerca de 3 horas, enquanto a prova oral, chamada Elemento Provador, geralmente 3 temas, somam entre 20 e 30 minutos


Prova Escrita

É um erro muito grande quando se diz que o tempo para fazer cada parte da prova escrita (está dividida em 4 partes) são 45 minutos, totalizando 3 horas. Quando se faz essa matemática de distribuição de tempo em porções iguais ignora-se o grau de dificuldade na interpretação e extensão dos textos, que somam 50% da prova escrita. Ouvir um áudio e assistir a um vídeo, por duas vezes, facilita muito ao candidato a anotar o que for essencial para compor a atividade pedida. Por isso, atividades com vídeo e áudio em exercícios preparatório são de fundamental importância na preparação do candidato para o Celpe.


Nas duas primeiras partes do exame Celpe-Bras (com vídeo e áudio), você pode anotar em tópicos o máximo de informações possíveis, depois escrever o texto pedido no enunciado, em cada exercício. Os tópicos fornecem elementos para uma escrita mais rápida, diminuindo o tempo da atividade em cerca de 10 a 15 minutos, ou seja, pode levar por volta de 30 a 35 minutos e ganhará mais tempo para formular os outros dois textos que costumam ser mais longos.


Lembre-se, ao estruturar sua atividade escrita, você precisa ser coerente, coeso e objetivo. Não deve se prolongar no assunto, apresentando estruturas simples mas sem utilizar um vocabulário restrito ou repetitivo. O importante não é a quantidade de linhas, mas sim a qualidade do texto. Ele pode ser curto, de 15 a 20 linhas, mas deve conter informações pedidas no enunciado.


Quanto à prova oral, ou Elemento Provocador, lembre-se: leia o título, veja em seguida imagem e/ou texto. Use apenas o tempo dado para isso, 1 minuto. É um tempo suficiente para pensar e isso indicará o caminho da discussão. Apresente os aspectos positivos e negativos, se coloque a favor ou contra, explique o motivo e diga como tal tema ocorre no Brasil e, em seguida, no seu país de origem. Essa exposição deve durar no máximo 2 ou 2,5 minutos, deixando um breve tempo para o acréscimo de algo que não foi dito e que o monitor precisará complementar com alguma pergunta. Salientando que é importante não fugir do tema e, se você domina bem o assunto, não hesite em utilizar os 3 minutos para comprovar seu conhecimento.


Nos próximos posts serão detalhados temas e modelos de provas, escrita e oral.

Até mais!!










#tempoparafazerasprovasescritaeoral

Destaque
Tags
Nenhum tag.