top of page

Exame Celpe-Bras


Conhecendo o CELPE-Bras


O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Brasil, ou Celpe-Bras, é uma cerificação aceita em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. Nas universidades brasileiras, por exemplo, esse exame é exigido para o ingresso em cursos de graduação e programas de pós-graduação.


O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) é responsável por todas as informações, locais das provas, divulgação dos resultados e pela formulação dos exames escrito e oral (mais informações visitar o site do INEP http://portal.inep.gov.br/celpebras).


Fonte: INEL/MEC


Diferente de outros exames de proficiência de língua estrangeira, como o quadro europeu, o Celpe-Bras não traz os níveis básicos, as avaliações permitem apenas certificações a partir do Intermediário.


Para os candidatos que precisam ou tem interesse no exame de certificação de português falado no Brasil, nosso site disponibilizará uma séria chamada MUNDO CELPE, cuja intenção é levar ao aluno todas as informações sobre que se refere ao exame: desde datas das provas, resultados, dicas de preenchimento da ficha de inscrição (aspecto muito importante que veremos no post INSCRIÇÃO CELPE-BRAS), até aspectos relacionados propriamente à estrutura e aos temas das provas escrita e oral.


No entanto, fica aberto espaço a perguntas e dúvidas a todos os candidatos interessados em fazer o exame, no Brasil ou em qualquer um dos 61 postos autorizados no exterior, que responderei com muito prazer.


Inscreva-se em nossa página (que agora também é sua), "INFORMAÇÕES (newsletter), para receber novidades do celpebrasonline.


Bons estudos!





Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page